Manchas nas Unhas: Leuconiquia

Hoje o assunto é saúde!
Você conhece aquelas manchinhas brancas que aparecem nas unhas, geralmente aparecem como risquinhos brancos. Muita gente tem, porém poucas pessoas sabem o que é. Não precisa mais se preocupar pois hoje eu vou esclarecer muito bem esse assunto, mas se ainda assim restarem algumas dúvidas me perguntem por comentários ou pela fanpage que eu responderei todas.
moussemorango.blogspot.com

O nome científico para essas manchinhas é Leuconiquia, são apenas manchinhas nas unhas totalmente inofensivas. Não causam nenhum sintoma e nem evoluem para algum tipo de problema. Então vc que possui leuconiquia não precisa se preocupar pois não é uma doença, é apenas uma alteração na estrutura da unha. 
Na maioria das vezes são causadas por pequenos traumas nas unhas como pressão sobre a unha, prender o dedo na porta ou mordida. Porém em algumas mulheres, as manchas aparecem devido às variações hormonais ao longo do ciclo menstrual ou por reação adversa ao esmalte.
Existem cinco tipos de leuconiquia:
  • Leuconiquia Parcial: Que ocupa mais ou menos metade da unha
  • Leuconiquia Total: Que ocupa a unha inteira
  • Leuconiquia Estriada: Listras verticais que começam nos cantos da unha e terminam no meio
  • Leuconiquia Punctata: Um ou mais risquinhos pequenos na unha
  • Leuconiquia Transversal: Listrinhas que começam em um canto da unha e terminam no outro

Em alguns casos a leuconiquia total pode estar relacionada a algumas doenças como vitiligo, sídrome nefrótica, hanseníase ou por efeito colateral dos antibióticos da classe sulfonamidas, como o bactrim, por exemplo.
A leuconiquia tranversal pode aparecer através de efeito colateral de quimioterapia, cirrose hepática, febre alta, tuberculose ou intoxicação por arsênio.
Ainda que a leuconiquia pode ser um sinal de doença, raramente é. Se vc possui essas manchinhas, mas não tem nenhuma doença conhecida , não precisa se preocupar.
Só se deve ter uma maior preocupação com a leuconiquia se ela começar a aparecer com muita frequência e se houver outros sintomas, havendo a possibilidade de ter alguma doença por trás disso.
Não é necessário nenhum tratamento, pois na enorme maioria dos casos as manchas somem sozinhas.

2 comentários:

© Seu Blog Aqui - 2017 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo